Apesar da diminuição gradativa no abate de fêmeas, a oferta de gado ainda consegue atender a demanda dos frigoríficos, “mantendo as escalas de abate com mais de uma semana preenchida, o que tem sustentado os preços no mercado do boi gordo”, disse a Scot Consultoria em nota.
Em Barretos (SP) e Araçatuba (SP), considerados referências para o Estado de São Paulo, o preço bruto do boi gordo permaneceu em R$ 230 por arroba a prazo.
Com as exportações de carne bovina aquecidas, o alerta agora fica para o comportamento da demanda interna no decorrer deste mês.
Segundo a consultoria Agrifatto, no último final de semana o mercado interno demonstrou firmeza por conta do Dia dos Pais no domingo (11/8), no entanto, o início da semana já ficou marcado por uma demanda perdendo força.
“Diante disso, há mercadorias nos estoques dos pontos de distribuição, além do que ainda há devoluções parciais pela suposta ‘baixa’ qualidade dos produtos”, afirmou a Agrifatto. “Como estamos em transição para a segunda quinzena do mês, espera-se um escoamento menor no mercado doméstico, devido à diminuição no capital dos consumidores”, acrescentou.
A carcaça casada do boi castrado (carne bovina no atacado) ficou cotada a R$ 16 por quilo, ainda com estabilidade, “mas que pode sofrer pressão a partir de quinta-feira (15/8)”, estimou.
Fonte: Globo Rural