O Sul do Brasil registrou nesta sexta-feira pela primeira vez no ano temperatura negativa. Segundo a Metsul, a temperatura caiu abaixo de zero no Planalto Sul de Santa Catarina. De acordo com os dados da estação da Prefeitura Municipal de São Joaquim, a mínima de hoje cedo caiu a 0,2ºC negativo.
“Não causa surpresa que a primeira temperatura abaixo de zero do ano no Sul do Brasil tenha ocorrido em 19 de abril, dois meses antes do começo do inverno astronômico. Normalmente, as primeiras marcas negativas do ano costumam ocorrer em abril”, informa a Metsul.
A rede da Epagri-Ciram, o centro meteorológico estadual de Santa Catarina, indicou que as mínimas hoje cedo em suas estações meteorológicas foram de 0,6ºC em Bom Jardim da Serra; 0,9ºC em Urupema; 1,7ºC em Urubici, 3,4ºC em Caçador, 3,5ºC em São Joaquim; e 3,8ºC em Otacílio Costa. O frio se fez sentir também no estado do Paraná. A temperatura mínima na estação do Instituto Nacional de Meteorologia em General Carneiro, no Planalto de Palmas, foi de 2,9ºC. No Sul de São Paulo, a temperatura desceu a 8,2ºC e várias cidades do interior anotaram entre 10ºC e 13ºC.
Mesmo em Mato Grosso do Sul esfriou com mínima nesta sexta de 10,1ºC em Amambaí. No Rio Grande do Sul, a sexta-feira também começou muito fria. Grande parte do estado anotou marcas de 10ºC a 13ºC, mas houve registros de mínimas de um dígito (abaixo de 10ºC) em pontos da fronteira com o Uruguai e das áreas de maior altitude do Norte e do Nordeste gaúcho. A temperatura mais baixa observada nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul foi de 2,1ºC em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra.
Mesmo o ar frio em altitude enfraquecendo, a massa de ar permanecerá muito seca no fim de semana. Com isso, o tempo continuará aberto e com vento calmo à noite tanto no sábado como no domingo, o que favorecerá novamente madrugadas de temperatura baixa em estados do Sudeste e do Sul do Brasil com chance de geada isolada em áreas de baixada das regiões de maior altitude.
Fonte: Globo Rural