O Brasil é um dos maiores criadores de bovinos do mundo, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês). Em 2023, o rebanho chegou a 234,4 milhões de animais, números 4,3% maior em relação ao ano anterior.
Não por acaso, alguns municípios brasileiros chegam a ter mais bovinos do que habitantes. A cidade de Rondolândia (MT) possui 95,88 reses por morador. São cerca de 3.505 habitantes contra 336 mil cabeças de gado , segundo dados do IBGE e da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM) 2022, divulgada pelo IBGE.
O líder nacional em número absoluto de rebanho bovino é São Félix do Xingu (PA), que tem 2,5 milhões de cabeças de gado, o equivalente a 1,1% do total brasileiro. E se o país destaca-se na atividade pecuária mundial, parte disso deve-se aos fazendeiros que focam na criação, seja para corte, produção de leite ou genética.
Veja quem são os maiores produtores de gado do Brasil:
1 – Roque Quagliato
O pecuarista do Grupo Rio Vermelho, em Sapucaia, no Pará, é conhecido por ter o maior rebanho comercial de bovinos do Brasil, com cerca de 240 mil cabeças. Além do foco comercial, ele destaca a sustentabilidade na Amazônia como parte importante do processo de criação.
2 – Marcos Antônio Molina
O presidente dos Conselhos de Administração da Marfrig e da BRF é dono da Agropecuária Jacarezinho, que tem cinco fazendas espalhadas pelo território brasileiro (São Paulo, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul). Juntas, elas possuem um rebanho de 150 mil cabeças.
As propriedades têm avaliação genômica, de sêmem, embrião e seleção de bovinos geneticamente superiores e, de acordo com o site oficial, transformou-se em referência na pecuária de corte após a incorporação ao programa de melhoramento genético da DeltaGen, da raça Nelore.
3 – Grupo Bom Futuro
A propriedade no Mato Grosso teve início com a atividade agrícola, mas foi dando espaço à pecuária aos poucos. Atualmente, são 93 mil hectares destinados ao rebanho e mais de 130 mil cabeças das raças Nelore e cruzamento industrial em um sistema de confinamento e semiconfinamento.
Os animais são monitorados durante o desenvolvimento, informa a empresa, para garantir a procedência e também a rastreabilidade bovina.
4 – Fazenda Nova Piratininga
A propriedade localizada em São Miguel do Araguaia, em Goiás, pertence a João Alves, Marcelo Limírio e Igor Nogueira e é reconhecida pelo melhoramento genético, fertilidade do rebanho das raças Angus e Nelore e pela qualidade da carne. De acordo com o site oficial, são cerca de 120 mil cabeças de gado. Desse total, 50% são matrizes em idade para reprodução.
A Fazenda “possui um dos maiores programas de inseminação artificial em tempo fixo do Brasil, com elevado índice de prenhez e está entre as primeiras em número de inseminação da raça Angus”.
5 – José Batista Sobrinho
Conhecido como Zé Mineiro, o pecuarista é o fundador da JBS, uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, e pai de Joesley e Wesley Batista. Atualmente, estima-se que tenha cerca de 113 mil cabeças de gado espalhadas pelas propriedades.