Os preços do café seguem oscilando fortemente nos mercados interno e externo. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, isso se deve às especulações quanto ao volume esperado para a safra brasileira de 2024/25, além das variações cambiais e do comportamento do clima.
Nesta terça-feira (27/2), o indicador Cepea/Esalq para o café arábica apontava um preço médio de R$ 996,92 para a saca de 60 quilos, uma queda de 2,08% desde o início de fevereiro.
O ritmo de negócios continua lento no mercado spot nacional, com agentes retraídos, sobretudo produtores. Colaboradores do Cepea relatam, ainda, que bons volumes de café da temporada 2023/34 também estão estocados, com vendedores pretendendo comercializar lotes apenas em caso de necessidade de “fazer caixa” para compromissos de curto prazo.
Ao mesmo tempo, o mercado pode ganhar ritmo nos próximos meses com o início da colheita da safra 2024/25. Por enquanto, as expectativas quanto à produção são boas. Segundo o Cepea, espera-se que o atual ciclo cresça frente a 2023/24, mas um clima favorável para o início das atividades no campo é fundamental para que a temporada seja realmente positiva.
Fonte: Globo Rural