O governo do Estado de Mato Grosso do Sul anunciou a pavimentação da rodovia estadual MS-377 com concreto, uma tecnologia conhecida como whitetopping. Essa iniciativa visa atender à expansão produtiva da região, especialmente com o aumento do tráfego de caminhões devido à instalação da fábrica de celulose da Arauco na Costa Leste.
O whitetopping, já utilizado em grandes centros urbanos e em diversas regiões do Brasil e do exterior, é reconhecido por sua durabilidade e menor necessidade de manutenção em comparação ao asfalto convencional. A MS-377, que se estende do entroncamento da MS-320 até a cidade de Inocência, terá não apenas o pavimento renovado, mas também melhorias na sinalização, drenagem e segurança viária.
O projeto está em desenvolvimento pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), com expectativa de licitação até o segundo semestre de 2024. Ao todo, serão pavimentados 48 quilômetros da rodovia com concreto, proporcionando uma superfície mais estável e segura para os motoristas.
A implementação dessa tecnologia em Mato Grosso do Sul marca um avanço significativo na infraestrutura viária do estado, visando não apenas melhorar a fluidez do tráfego, mas também reduzir os custos de manutenção a longo prazo e aumentar a segurança nas estradas.
O governo do Estado de Mato Grosso do Sul anunciou a pavimentação da rodovia estadual MS-377 com concreto, utilizando a tecnologia conhecida como whitetopping. Essa iniciativa é uma resposta à expansão produtiva da região, especialmente devido ao aumento previsto no tráfego de caminhões com a instalação da fábrica de celulose da Arauco na Costa Leste.
O whitetopping, já empregado em grandes centros urbanos e em várias regiões do Brasil e do exterior, é reconhecido por sua durabilidade superior e pela necessidade reduzida de manutenção em comparação ao asfalto convencional. Além de renovar o pavimento da MS-377, que se estende do entroncamento da MS-320 até a cidade de Inocência, o projeto incluirá melhorias na sinalização, drenagem e segurança viária.
A Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) está encarregada do desenvolvimento do projeto, com previsão de licitação até o segundo semestre de 2024. Serão pavimentados aproximadamente 48 quilômetros da rodovia com concreto, proporcionando uma superfície mais estável e segura para os motoristas.
Essa iniciativa representa um avanço significativo na infraestrutura viária de Mato Grosso do Sul, visando não apenas melhorar a fluidez do tráfego, mas também reduzir os custos de manutenção ao longo prazo e aumentar a segurança nas estradas do estado.