Mato Grosso do Sul é um dos maiores produtores brasileiros de etanol (quarto do país) e de bioeletricidade (também quarto em energia disponibilizada no Sistema Interligado Nacional – SIN). O setor sucroenergético é um dos principais da economia do estado. Com 17 plantas em operação, gera cerca de 28 mil empregos, entre diretos e indiretos, e tem uma massa salarial de R$ 760 milhões, segundo dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).
Para discutir o “Futuro da Bioenergia” no país, a União Nacional da Bioenergia (UDOP) em parceria com a Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul) e Federação das Indústrias do estado (Fiems), promove no dia 10 de junho, em Campo grande, o Simpósio de Bioenergia.
O evento acontecerá no formato presencial, no auditório da Casa da Indústria – Fiems. Vai reunir os principais elos do segmento, desde produtores, fornecedores de cana, instituições e lideranças políticas.
“O evento tem como público-alvo profissionais que atuam direta ou indiretamente no setor, bem como a mídia e formadores de opinião a cerca de um tema tão importante para as questões ambientais, tão bem preservadas neste estado que abriga uma das maiores biodiversidades do país”, destacam os organizadores.
Na programação de abertura o evento contará com representantes de entidades de classe e dos Poderes Executivo e Legislativo.
Após a solenidade de abertura a programação do evento segue com o tema “Tendências da mobilidade sustentável e o mercado de carbono”, com moderação do Presidente do Fórum Nacional Sucroenergético (FNS), Mário Campos Filho. O painel será aberto com a palestra “Cenários de Transição Energética” pelo Presidente/Fundador da Consultoria Datagro, Plínio Nastari.
Após a palestra inicial ocorrerá um debate com o tema geral: “Tendências do Mercado de Carbono pós COP-26” com a presença, além dos já enumerados, Pietro Mendes – Secretário-Adjunto da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME; Jaime Verruck – Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro); e Evandro Gussi – Presidente da Unica.
Após o almoço, o último painel do Simpósio discutirá “O Futuro das Energias Renováveis”, com moderação de Plínio Nastari – Presidente/Fundador da Datagro. O começa com uma palestra com o tema central e um debate sobre a “Visão dos empresários do setor da Bioenergia”, com participação de um representante do Grupo Raízen; de Gustavo Alvares – Presidente da Atvos; Renato Junqueira – Vice-Presidente de Açúcar, Etanol e Energia – Adecoagro; e Geovani Dilkin Consul – CEO BPBunge.
Inscrições
Para se inscrever, gratuitamente, os interessados deverão preencher a ficha de inscrição clicando aqui.