O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, negou que haja estudos no governo para criar o “vale-carne”. Em entrevista ao SBT, ele afirmou que o assunto se trata de uma “bobagem” e que “riu muito” quando leu a notícia sobre a possibilidade de elaboração do programa.
“É uma bobagem o vale-carne. Um cidadão entregou uma carta ao ministro [Paulo Teixeira] e o ministro mandou a carta para a Casa Civil, e disse para a imprensa que ia estudar. O que vai acontecer é que precisamos baixar o preço da carne, que já baixou. Não baixou o tanto que a gente queria, mas já baixou”, disse na entrevista transmitida na noite desta segunda-feira (11/3). “Eu ri muito quando vi a notícia do vale carne. Não acreditei que pudesse ser verdade”, completou Lula.
A proposta de criação do programa “Carne no Prato” foi apresentada em setembro de 2023. A ideia é destinar R$ 35 por família para a compra de dois quilos de carne bovina ao mês. O benefício poderia alcançar cerca de 19,5 milhões de pessoas.
O ministro Paulo Teixeira ressalvou que a proposta “ainda está em fase inicial para começar a tramitar”. Em nota à imprensa, o ministério esclareceu que o governo “recebe, diariamente, inúmeras sugestões de diversos setores da sociedade civil de aperfeiçoamento e criação de novas políticas públicas”.
Fonte: Globo Rural