Esta semana, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deram início às pesquisas para o 6º Levantamento da Safra de Grãos 2023/24. O alcance do trabalho abrange todos os estados, e os dados coletados serão essenciais para a elaboração do Boletim a ser divulgado pela estatal no próximo dia 12 de março.

A pesquisa, que ocorre em todo o país, continuará até o dia 24 de fevereiro. São 16 culturas monitoradas pela Conab, e durante a coleta de informações, serão aplicados questionários em cooperativas, junto a produtores e representantes de órgãos públicos e privados. Além disso, será realizada uma análise in loco, e o acompanhamento de imagens de satélites para identificar variáveis como área, produtividade e desenvolvimento das lavouras, proporcionando um panorama abrangente da safra de grãos atual. A expectativa é observar em campo as lavouras de primeira safra em fase final de cultivo, assim como a colheita, e também o início da semeadura das lavouras de segunda safra.

Com base no último levantamento divulgado em 8 deste mês, a produção brasileira está estimada em 299,8 milhões de toneladas, representando uma redução de 6,3% em relação à safra anterior, equivalente a 20,1 milhões de toneladas. O comportamento climático adverso nas principais regiões produtoras, especialmente para soja e milho de primeira safra, tem impactado negativamente as lavouras desde o plantio. O atraso no plantio da soja pode influenciar também a semeadura da segunda safra de milho.

Detalhes da pesquisa você pode acessar neste link https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/graos