Utilizando uma série de tecnologias, desde a inteligência artificial à robótica, o futuro da agricultura e da pecuária passa pela precisão: otimizar o crescimento das culturas e criações face a desafios sem precedentes do agro. A tomada de decisões baseada em dados está revolucionando uma variedade de indústrias, desde a saúde ao setor de transformação, e constitui a espinha dorsal da agricultura e pecuária 4.0.

Os fundamentos da nova revolução

A agropecuária está numa encruzilhada, enfrentando vários ventos contrários ao mesmo tempo. Em primeiro lugar, as alterações climáticas levam a padrões climáticos imprevisíveis, intensificando secas e furacões, reduzindo o abastecimento de água e prejudicando as colheitas.

Ao mesmo tempo, a população mundial continua a crescer. Espera-se que atinja 9,7 mil milhões até 2050, de acordo com as previsões das Nações Unidas. De 2030 a 2050, por exemplo, haverá mais 1,2 bilhão de pessoas em apenas vinte anos. Os desafios da segurança alimentar serão exacerbados. Aumentar a produção de alimentos quando os recursos são finitos diminuem, como terras aráveis ​​e água doce, continuará a ser um desafio. A migração laboral das zonas rurais para as cidades diminui a força de trabalho disponível para trabalhar no campo.