A Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos (Ascribu) estima que cerca de 280 búfalos possam ter sido perdidos após as fortes chuvas no Rio Grande do Sul. A Ascribu ajudou no resgate de 40 animais, que foram avistados em Porto Alegre.

Os búfalos pertenciam a dois criadores da Ilha do Lages, no arquipélago de Porto Alegre, onde havia aproximadamente 400 cabeças de gado. Cerca de metade do rebanho foi resgatada utilizando um barco boiadeiro, enquanto os demais foram levados pelas águas. A Associação calcula que os animais perdidos representam cerca de 85% desse rebanho.

“Nós pegamos animais próximo ao aeroporto, na Freeway, em Canoas, no Barra Shopping, no Centro de Treinamento do Grêmio, na Arena, no Beira Rio e no Gasômetro. A gente foi encontrando búfalos por tudo e aos pouquinhos estamos reunindo os animais de volta a sua casa, ao seu campo”, relata a presidente da Ascribu, Desirée Möller.

A presidente, que também é médica veterinária e criadora, abrigou os búfalos, principalmente terneiras e novilhos, até que as estradas de acesso fossem reabertas. Depois, os animais foram transportados de volta à ilha em caminhões.