O extremo sul do Rio Grande do Sul e toda a fronteira com o Uruguai estão sob um alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para “tempestades” nesta quinta-feira (4/4). A previsão confirma a intensificação das chuvas ao longo da semana que já era prevista.
As chuvas podem atingir entre 50 e 100 milímetros em 24 horas com ventos intensos e queda de granizo. O Inmet avisa que possíveis cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Na faixa central do estado e até o norte do Paraná, o sol predominará sem chuva, com destaque para a faixa do litoral do Paraná e o litoral norte de Santa Catarina, onde as pancadas serão isoladas.
Uma sequência de frentes frias vai manter os três estados do Sul em alerta até segunda-feira (8/4). A princípio, esse sistema interfere no clima do Rio Grande do Sul, mas vai chegar a Santa Catarina e Paraná.
Segundo a Climatempo, as preocupações se intensificam no final de semana, principalmente sobre Rio Grande do Sul e Santa Catarina devido à formação de uma baixa pressão. Com isso, a situação é “crítica” nas áreas oeste, campanha e sul do Rio Grande do Sul.
Chuva na metade norte
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua influenciando a entrada de umidade no Norte e Nordeste do Brasil. As precipitações ganham ainda mais intensidade nesta quinta-feira.
O alerta laranja indica “chuvas intensas” para o Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí. As chuvas podem chegar a 100 milímetros nessas regiões ao longo da quinta-feira.
Outro destaque fica para o Amapá, onde o dia já começa com muita nebulosidade e tem chance de chuva a qualquer momento. Os volumes acumulados devem ser elevados no norte do estado, onde as rajadas de vento, no momento da chuva, podem ultrapassar 70km/h.
Nos demais estados o dia começa abafado, com sol, mas a chuva predomina no fim da tarde. Além disso, são esperados temporais intensos no oeste do Amazonas.
Fonte: Globo Rural