O Ministério da Agricultura e a equipe de auditores fiscais federais agropecuários da Superintendência da Agricultura e Pecuária do Paraná (SFA-PR) apreenderam cinco toneladas de agrotóxicos e embalagens ilegais em Santa Catarina.

A operação foi conduzida pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e outros órgãos responsáveis pelo combate aos agrotóxicos ilegais na semana passada.

O auditor agropecuário Roberto Siqueira Filho, que coordenou o recebimento dos produtos, destacou em nota que essa apreensão representa apenas uma pequena parte do que tem sido retirado do mercado pelas equipes de auditoria e fiscalização do ministério e dos órgãos estaduais de fiscalização agropecuária em Santa Catarina.

Entre os itens apreendidos estavam agrotóxicos ilegais, falsificados e contrabandeados, além de embalagens e matérias-primas utilizadas na fabricação clandestina de agrotóxicos e outras fraudes.

O ministério informou que os produtos apreendidos foram agregados em uma carga e transportados pela equipe da Cidasc até um depósito licenciado em Ibiporã (PR). No local, os itens ficarão armazenados até serem encaminhados para a destinação final, que será a incineração em fornos apropriados, realizada por uma empresa autorizada e licenciada, garantindo a devida proteção ambiental.