Recentemente atingido por um evento climático extremo, o Rio Grande do Sul enfrentará novamente chuvas intensas, com risco de cheias e aumento dos níveis dos rios a partir do fim de semana, conforme alerta da MetSul Meteorologia.

A Defesa Civil do Estado também emitiu um alerta sobre o retorno das chuvas, provocado pela passagem de uma frente fria. As precipitações são esperadas entre os dias 14 e 17 de junho.

Além do Rio Grande do Sul, áreas de Santa Catarina também serão afetadas pela frente fria, um sistema meteorológico que surge devido à interação do ar quente do Centro do país com o ar frio vindo do Sul.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os índices pluviométricos variam de 80 a 150 milímetros no Rio Grande do Sul entre sexta-feira (14/06) e quarta-feira (19/06), podendo até ultrapassar os 200 milímetros. Nos municípios do Sul de Santa Catarina, o volume esperado fica entre 100 e 200 milímetros no mesmo período.

Embora se assemelhe ao padrão observado entre o final de abril e o início de maio, os acumulados projetados não são tão elevados quanto os registrados anteriormente. A MetSul Meteorologia ressalta que, embora os volumes de chuva esperados sejam consideráveis, não são tão extremos, enfatizando que não se trata de uma repetição do evento anterior.

As regiões do Planalto, Missões, Alto Uruguai e Serra, no Rio Grande do Sul, devem concentrar o maior volume de chuva. Além da precipitação, o Inmet alerta para o risco de rajadas de vento superiores a 60 km/h e possibilidade de granizo.

Quanto às temperaturas, uma queda é esperada a partir de sábado (15/06) com a chegada da frente fria. Na próxima semana, entre quarta-feira (19/06) e quinta-feira (20/06), a tendência é de um resfriamento mais acentuado devido à passagem de outra frente fria pelo Sul do Brasil.