Após três meses consecutivos de queda, o preço do algodão em pluma teve uma recuperação em junho. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, esse impulso foi impulsionado pela firmeza nas ofertas de venda e por uma maior procura, mesmo que de forma pontual.
No acumulado do mês, o indicador Cepea/Esalq registrou um aumento de 1,72%, fechando a R$ 3,9697 a libra-peso em 28 de junho. A média mensal foi de R$ 3,9317 a libra-peso, um aumento de 1,94% em relação a maio, mas ainda 3,29% abaixo de junho de 2023, ajustado pela inflação medida pelo IGP-DI.
Os pesquisadores do Cepea explicam que a disponibilidade de algodão em pluma no mercado spot ainda é limitada devido ao fim da temporada 2022/23 e à chegada gradual do algodão da nova safra 2023/24.
Quanto à demanda, alguns compradores estão buscando novos lotes e até oferecendo valores mais altos para atrair vendedores. Outras indústrias estão bem abastecidas e/ou tentando adquirir a preços mais baixos, conforme observado pelos pesquisadores do Cepea. Comerciantes estão realizando negociações com contratos pré-estabelecidos e/ou comprando algodão em pluma para cumprir compromissos anteriores.